Eu sou um ombro para você apoiar, mas posso mudar de idéia.

Olá!

Reservo esse primeiro post para dar vazão a minha raiva com os últimos acontecimentos no mundo e principalmente as ações que isso gerou nos homens. O terremoto seguido por tsunami que assolou o Japão foi devastador, eu sinceramente me emocionei ao ver as imagens, ao ouvir as histórias dos sobreviventes e as lamentações de quem perdeu não só bens materiais, mas pessoas queridas, que infelizmente não voltam.

Como se isso não fosse o suficiente, algo pior está acontecendo, que é a liberação de material radioativo no meio ambiente,  ao meu ver, é como se provocássemos um CÂNCER violento no mundo, que vai afetar, TODOS, sem exceção por décadas….

Gosto de analisar o quanto tragédias aproximam as pessoas, e as motiva a fazer algo em prol dos outros, que fique claro,estou falando das PESSOAS, do povão mesmo, gente como eu e você que trabalha 8H por dia e paga impostos, desse povo sim (pelo menos a maioria) eu acredito na boa vontade, na sinceridade de seus corações quando tentam ajudar,  da maneira que podem, nessas pessoas eu  acredito.

Agora o que me deixa puto é a hipocrisia instalada nos governos mundiais frente a esse problema, é claro, enquanto for assunto da mídia, o que não faltará é governos anunciando sua (in)disposição para ajudar, mas e depois?

Não precisamos ir muito longe, as tragédias que aconteceram no Rio De Janeiro no começo do ano, foi uma das piores que ocorreram nas terras Tupiniquins, certo?  O governo prometeu a reconstrução de casas em áreas seguras e a remoção de famílias das áreas propensas a desabamento, na  frente da TV, CLARO. Ontem mesmo assisti uma matéria do Jornal da Band entrevistando o povo que continua lá, com risco de desabamento, sem água, sem energia, no meio da lama e do lixo e a palavra que todos usaram foi a mesma,  ABANDONO. Alguém duvidava disso? Pois é, nem eu.

Mas voltando ao assunto principal do tópico, a Europa é o continente com mais usinas nucleares, são mais de 40 se não me engano (alguém sabe o número certo?), diante disso os comandantes dos países do velho mundo fizeram várias reuniões essa semana para discutir a viabilidade das usinas nucleares e se deveriam desligá-las ou não.

Ah, por favor! Será que só eu que vejo a hipocrisia por traz disso tudo? Até parece que eles vão desligar a usinas! E depois?  Vão voltar a viver da energia do carvão? Isso me parece mais uma tentativa (pobre) de pousar de bons moços frente a comunidade internacional aproveitando a tragédia dos nossos queridos amigos nipônicos.

Querem se reunir para discutir sobre a energia nuclear? Então vamos debater novas fontes renováveis de energia LIMPA. Ou coloquem em cheque o uso do ETANOL . Parem de pensar na PORRA do dinheiro e pensem na VIDA.  Termino esse vomito cerebral citando uma frase antiga do Green Peace, que ainda deve ecoar por muito tempo até que algo seja feito :

“Depois que a última arvore ter caído, o último lago ter secado, vocês entenderão que dinheiro não se come.”

Se você quiser ajudar o Japão, entre nesse site (esse é confiável):

http://www.ajudeojapao.xpg.com.br/

Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

3 respostas para “Eu sou um ombro para você apoiar, mas posso mudar de idéia.

  • Estevez

    Olá André!
    Gostei desse blog que você e o Bruno criaram…. sempre que der prometo comentar!!
    Bem, quanto a hipocrisia dos governos…isso é mais que claro…. Sempre que tiver a mídia antenado em algum assunto, eles estarão lá, super preocupados com a questão.
    Minha unica crítica é a questão das usinas nucleares…. Se pegarmos países como o Brasil, a China ou os EUA; com imensos territórios e recursos para usar energias “limpas” (hidrelétricas, eólicas, etc)… Mas e países pequenos como o Japão e a França, que não possuem grandes rios e têm economias que necessitam muita energia?? Realmente acho que a única solução para esse países (citei eles por serem os países que mais usam energia nuclear) é usar a tão malvada energia nuclear!! Que por fim, não vejo problema se usado com responsabilidade…. Afinal, melhor ser usado como fonte de energia, do que em bombas….

    • André Nery

      Valeu Estevez, você será sempre bem-vindo!

      Por isso que eu digo que é uma hipocrisia dizer que estão pensando em fechar as usinas, exatamente por que eles não tem de onde mais tirar energia! Existem sim propostas futuras para se substituir o meio de produzir essa energia, como o Etanol que citei, mas por motivos econômicos, ao meu ver, parece que eles preferem fechar os olhos para esse tipo de coisa… a única coisa que realmente me assusta é que não estamos totalmente a salvos de situações parecidas com a Chernobyl …. a energia nuclear é últil, mas precisa ser muito bem controlada…

  • poliveirabruno

    Eu não quero nem pensar sobre o Japão, e quão inferior somos diante do poder da natureza. Agora, a respeito das usinas. Elas são seguras sim. O que eles esqueceram é que o sistema de refrigeração foi danificado por um terremoto de mais 8ptos na escala Richter. Tem que proteger o sistema de refrigeração. Das energias, ela é potencialmente a mais perigosa porém a de menor impacto. Legal pensar sobre isso, porque se formos ficar vendo esse circo montado em cima de uma usina que explode (naturalmente depois de um tsunami daqueles) não perceberemos que o que eles querem é justificar o uso e a exploração ainda maior da natureza. Não digo que não concordo em rever o esquema radioativo, porém, não sejamos enganados pelo circo, ela é sim, em termos físicos e químicos viável e de menor impacto… desde de que… as condições de segurança sejam atendidas.

Deixe um comentário

