Lei de Gérson, Copa e evolução (?)


O wikipedia define a Lei de Gérson assim:

“Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é uma “lei” não-escrita na qual a pessoa que “gosta de levar vantagem em tudo” segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.”

Só que essa expressão surgiu em 1976 e infelizmente ainda é tão forte (ou até mais) do que naquela época… trinta e cinco anos e parece que nada mudou.

Por que será?

O exemplo mais atual que posso dar foi uma reportagem que vi sobre o último show do U2 em São Paulo, os repórteres tentaram chegar ao evento de todas as maneiras possíveis no que se diz respeito aos meios de transporte e constataram como a idéia de levar vantagem em tudo está inrraizada no brasileiro. Primeiro ele tentou ir de carro, além do transito (que já virou rotina naquela cidade), se deparou com os flanelinhas na rua cobrando a facada quantia de OITENTA REAIS, você leu bem, OITENTA REAIS para estacionar, ali na rua, acredita? Não é muita cara de pau? Depois tentou os estacionamentos da região, adivinha quanto? CEM RAIS !

Então beleza, outro repórter tentou ir de taxi, ele estava apenas três quadras do local onde seria o evento e o taxista estava cobrando CENTO E CINQUENTA REAIS pela corrida. Agora me diz, como viver tranqüilo em um país onde você não pode confiar no seu próprio compatriota? Pior foi ter que ouvir o responsável pela associação dos taxistas em São Paulo dizer que essa é uma prática isolada de poucos…aham Cláudia, agora senta lá!

Não quero ser inflexível, acredito que um ou dois realmente trabalham honestamente, mas dá para contar nos dedos…

Fico pensando na época da copa, que o Brasil estará em evidência o ano todo, será que os gringos não vão perceber essa prática? Pior, o quanto isso será difundido lá fora? Além de ter a fama de puteiro do mundo, ponto de drogas, bundas, somaremos a categoria “malandro”? Se bem que pensando melhor, acho que já possuímos essa fama, ela só irá se confirmar mais uma vez!

Basta pensarmos nas rodoviárias e aeroportos do país, você já tentou se alimentar em um desses lugares? Você COM CERTEZA irá pagar ao menos uns 30% mais em qualquer coisa, simplesmente pelo fato de que eles sabem que você não irá se deslocar para outro lugar só pela economia e gastar um tempo que você provavelmente não tem.

Me questiono, como podemos reclamar dos FDP políticos roubando descaradamente dinheiro público e aprovando leis que só darão mais vantagens a eles, se nós, em uma menor proporção, fazemos o mesmo? Será a aplicação ”lei de Talião” a todo custo? Onde isso está nos levando? No final das contas é sempre o dinheiro falando mais alto, você pode me dar todas os argumentos contrários, mas para mim está muito claro, todos temos um preço, inclusive você.

Todo mundo tem ouvido falar que o Brasil está crescendo, ficando mais forte, mas até onde isso é saudável? Podemos mesmo chamar isso de evolução? Lembro de um bom professor de história que tive no colegial que sempre dizia o seguinte “Desculpa, mas eu não consigo achar que é evolução nós nos trancarmos em condomínios de muros cada vez mais altos enquanto os bandidos estão soltos por ai fazendo o que quiserem. Evolução TEM que ser mais que isso”.

Concordo com você Beto, evolução é muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro a todo custo, ao meu ver a única evolução verdadeira é a espiritual, você ter a força e coragem de se colocar no lugar do outro, tentar ser menos egoísta, pensar no bem coletivo, esse tipo de evolução é que precisamos e com certeza um dia iremos alcançar! Mas nada simplesmente acontece, temos que querer mudar, começar por nós antes de exigirmos isso dos outros e isso é o tipo de coisa que os Brasileiros (estou me incluindo nessa) ainda não querem aprender.

Anúncios

Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

3 respostas para “Lei de Gérson, Copa e evolução (?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: