Ser x Parecer

Acredito que a maioria das pessoas conheçam a história do Zé Chinelão – Que dizia que pegava todas as menininhas, mas depois descobriram que ele era sozinho, coitado.

Esse é um exemplo clássico da tendência das pessoas de serem uma coisa mas tentarem a todo custo parecer outra.

Há algumas semanas a tras aconteceu algo curioso (que inclusive me deu a idéia de escrever no blog). Encontrei um velho conhecido de trabalho e ele me contou maravilhas, que estava em um ótimo emprego, ganhando rios de dinheiro, fiquei sinceramente feliz por ele e parti. Logo mais acabei descobrindo que na verdade esse colega estava desempregado há um bom tempo.

Por que será que temos essa necessidade de nos mostrar melhor aos outros?

Não consigo deixar de pensar que a baixa-estima tem muito a ver com isso, por que, se você gosta do que é, nunca que vai achar necessário se aumentar frente a alguém, pois você JÁ É o que deseja (ou ao menos está no caminho para isso).

“É mais difícil ser, por isso eu vou só parecer.” Será essa a linha de raciocínio?
Afinal, de quem realmente devemos buscar aprovação dos outros ou de nós mesmos?

Hoje posso dizer verdadeiramente que sou o que sou, sem aumentar nem diminuir nada, mas sempre procurando evoluir. Quem gostar, maravilha! Vamos tomar alguma e trocar umas idéias? Quem não gostar, tem uma porção de outras pessoas interessantes por ai e vai com Deus!

Quando você assume suas qualidades e defeitos, você traça planos para mudar o que acha necessário e quando mudamos de atitude ficamos mais seguros de nós e de como reagir ao mundo.
É bem aquela frase mesmo: “melhor ser odiado pelo que é, do que amado pelo o que não é”.
Agora ser uma mentira…sei lá, me parece muita tolice. E você, o que é hoje?

Beijo do gordo.

Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

3 respostas para “Ser x Parecer

  • Dio Tortorello

    So falo uma coisa meu caro.. I’d rather be the ugly original than the beautiful imitation.

  • festevez

    Infelizmente as pessoas estão cada vez mais vivendo no vazio…. não aguentam nem a si próprios, quem dirá os seus futuros!! Se eu posso comprar um carro manerão e me sentir melhor com isso, porque não posso comprar ou criar uma imagem pra me sentir melhor?? Bem mais fácil do que ter que deparar diariamente com o que gostaria de ser e não sou!!

  • MULHER DE CORPO E CABEÇA «

    […] Recomendo também a leitura deste post SER x PARECER  […]

Deixe um comentário

