RAF. Velhos preconceitos. Existe idade certa para curtir o que gosta?

No último FDS rolou em Ribeirão Preto o RAF (Ribeirão Anime Festival) e eu e o Felipe Estevez, como otakus veteranos fomos lá conferir!
O evento já teve 3 edições mas acredito que esse tenha sido o maior deles, pois cobriu grande parte da UNAERP (universidade de RP).
Contamos com oficinas, torneios de cosplay, shows, palestras, feiras e muitas outras coisas que não recordo, mas o que mais me agradou foi a palestra do ator Wendeu Bezerra, dublador de vozes conhecidas como Goku (Dragon Ball Z) e Bob Esponja (eu odeeeio o bob espoja rs).


Gostamos muito do evento e se vê claramente que está crescendo, é claro que muita coisa ainda pode ser melhorada (por ex. esse ano o local das apresentações e compras não foi bem pensado e ficou batendo sol a tarde inteira) mas são pequenos problemas de logísticas que com certeza serão corrigidos na próxima edição.

Evento a parte, rolaram 2 assuntos interessantes nesse dia que quero desenvolver.
Uma é que notamos como as coisas estão mais fáceis hoje em dia, na nossa época de colegial mal conseguiríamos encontrar uma camiseta fazendo referencia há algum anime ou banda japonesa e quando encontrávamos tínhamos que vender um rim pra obte-la. Depois dessa peregrinação as coisas não melhoravam, pois sempre tinha um boyzinho enchendo o saco ou olhando torto. Não é fácil ter um gosto diferente da maioria, nunca foi. Mas hoje é bem capaz de você encontrar os tais boyzinhos nessas feiras, dá pra acreditar?
Exageros a parte, acredito que a tendência é que a maioria das coisas melhorarem (ainda bem), principalmente de gerações em gerações… afinal, nossos pais sempre diziam que tudo na fase deles era mais complicado, lembra? E assim o ciclo continua.
Agora aquele sentimento de “se fosse assim no meu tempo”  as vezes vai bater, não tem jeito.

Outra coisa que ficou na minha cabeça: será que temos que ter uma idade certa para curtir o que gostamos? Sei que com o tempo nossos gostos mudam, mas o que tem de mais se um senhor de idade quiser jogar video-games pra se divertir? Ou uma mulher de 30 que coleciona bonecas e gasta tempo e dinheiro com esse hobby?

Digo isso por que o que mais me chamou atenção foi a diversidade de idades no evento (o que foi ótimo pois não nos sentimos tão velhos assim rs).
Eu digo com todas as letras e em alto e bom som que sempre farei o que me dá prazer, o que me causa interesse independente do que a sociedade tem a dizer sobre.
Lembro que até disse ao Estevez  que traria meus filhos para os eventos de animes (se for o caso até usá-los de desculpa kkk) e ainda iria de cosplay com eles e eu sei que isso com certeza me faria feliz!
É meu amigo chego a conclusão que o importante é procurarmos ser sempre nós mesmos.
É preciso muita coragem para isso.

Beijo do gordo.

Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

Deixe um comentário

