Perguntas que movem o mundo…

(imagem do filme  “Tudo pode dar certo” , titulo traduzido, sugerido pelo blog de Saralennox.)

Por que existimos? Como surgimos? De onde viemos? Pra onde vamos? Isso é certo ou errado? Por que depende? Qual é? e etc…Por que etc…? rsrs

Na verdade, sempre que pedimos para alguém fazer uma pergunta, o porquê é sempre o candidato número um, e muitas vezes nos esquecemos o QUANTO PODEMOS SER QUESTIONADORES.

Você deve conhecer pessoas que simplesmente dão resposta para tudo, não as condeno, porém me preocupo com as mesmas. As respostas permitem muitas coisas, mas nem sempre uma resposta permite entender qual é a pergunta. Veja um exemplo:

Filha chega em casa e o pai pergunta:

– Quem é esse aí?

– Ela responde, é meu namorado.

-Eu percebi que ele é o seu namorado, mas não sei quem ele é.

-O que você quer saber?

-Ok, de onde ele veio? Qual seu nome? O que faz? …

Aparentemente, se ele conseguir obter todas essas respostas, ele poderá ao final saber quem é o figurão que entrou com sua filha.

Mas será que interessa mesmo para ele saber todas essas coisas ou ele está só mascarando a VERDADEIRA pergunta?

Fazemos isso todos os dias. As vezes queremos uma coisa, e nos desviamos constantemente desse objetivo, por não saber exatamente a nossa PERGUNTA.

Recentemente, quis ensinar um aluno a pensar sobre cálculo de fórmula mínima de química. E ele apresentou enormes dificuldades, grandes mesmo, daquelas que a gente percebe todo o histórico de dificuldades.

Ao invés de ensinar, eu fiz as perguntas certas para ele. Obtive um resultado que me motivou a pensar durante essa semana toda sobre este post, ou melhor, sobre o por quê deste post.

Fazer a pergunta certa muitas vezes é a diferença entre viver e morrer. Assistindo a série House, que particularmente eu adoro, não só pela medicina, mas pelo jogo de raciocínio que fazem, percebi o quanto isso é trabalhado. Centenas de vezes House diz a sua equipe que não olhem para o sintoma e sim para o que causa ele. Façam a pergunta correta.

A resposta é muito restritiva, a pergunta abre possibilidades. Eu queria ficar dando exemplos sobre isso, mas prefiro resumir e esperar alguma pergunta, se alguem quiser poste no comentário. Não que seja uma pergunta pra mim ou pra alguem, mas gostaria de ter noção de qual seria uma pergunta importante para você.

Para finalizar, perguntas movem o mundo pois sem elas não teríamos o tanto de respostas que temos hoje, mas na vida prática, perguntas são mais importantes ainda. Pare para pensar em um desempregado, endividado que precisa acertar sua vida. Muitas vezes, este se desespera esperando uma resposta, quando na verdade, ao fazer a pergunta correta, por mais demorada que seja, ele poderá entender o problema e aí sim, perguntar o correto ou o mais adequado para a solução do seu problema.

Claro que aí depois vem a questão “será que vai dar certo?”. Eu trocaria essa por “será que eu estou me empenhando o suficiente?”

Questionar não é somente ser crítico, é questão de sobrevivência.

Indicação http://saralennox.blogspot.com/2010/12/tudo-pode-dar-certo.html

 

Anúncios

Sobre Bruno Oliveira

Aspirante ao curso de Medicina Ver todos os artigos de Bruno Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: