O Poder…

Já faz alguns anos, um brilhante professor tentava explicar para uma turma de jovens como funcionava o sistema capitalista. Lembro que eu, adolescente e cheio de ideologias, inconformado com o que ouvia fiz a seguinte pergunta: “ O capitalismo é um sistema baseado no lucro. Se todas as pessoas tivessem bons salários, elas não comprariam mais coisas e não seria melhor para o próprio sistema? Por que ter pobreza?” Recordo da resposta tendo algo a ver com inflação, mais-valia, reserva de mão de obra, e outras filosofias econômicas e marxistas.

Hoje, estou longe de entender toda essa lógica sinistra, mas passo a discordar de meu professor. Não acho que a resposta esteja na economia e sim na natureza humana. Afinal muito antes do surgimento da burguesia as pessoas já competiam pra ver quem tinha mais carne de mamute ou quem mandava mais na caverna.

Acredito na seguinte teoria: o ser humano é um animal dotado de tão poucas qualidades (viva, nos temos a inteligência!!) que se viu obrigado a viver em grupo, algo com o qual ele não sabe lidar. Ao contrário das formigas (perfeitas criaturas sociais) o homem só aceita o coletivo em busca de algum beneficio próprio, o que só pode terminar em brigas doentias pelo poder. Na nossa sociedade dinheiro é poder, logo, vai ter sempre alguém querendo lotar o bolso e deixar outros sem nada, dessa forma tendo poder sobre quem não tem.

Mesmo numa sociedade new-age-comunista-harekrishniana vai ter briga pra ver quem tem mais. Sei lá, que o poder nesse lugar utópico seja ter um sorrisão bonito, nem todos tem isso, e assim voltamos na mesma. Não consigo imaginar um lugar onde as pessoas não se matem por poder. Um bom exemplo: há alguns anos um cabeludo saiu falando por ai que seria interessante sermos legais uns com os outros. Resultado, ele foi pregado num pedaço de madeira!

Por que estou aqui chiando sobre isso? Talvez pelo fato de não ter o poder ou só esteja usando a inteligência, afinal é isso que me diferencia dos outros animais. Será que algum peixe das profundezas não quer trocar esse meu dom humano pela dádiva da Bioluminescência* …  isso sim é útil!

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioluminesc%C3%AAncia

Anúncios

Sobre Felipe Estevez

Felipe Estevez. Psicologo formado pela Unesp-Assis, especializando em Psicoterapia Breve. Arqueólogo dos sentimentos, apaixonado por Simbologia e conversas entre amigos. Sempre em busca de si. Ver todos os artigos de Felipe Estevez

2 respostas para “O Poder…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: