Google Mais ou Menos?

Google Plus + rede social inimigo facebook
Antes de tudo quero deixar claro que essas são as minhas primeiras impressões e eu posso vir a mudar de idéia, ferramentas novas assim estão sempre  sujeitas a erros e melhorias e com essa não vai ser diferente.

Semana passada o Google nos apresentou sua nova aposta, o Plus, daquela forma manjada, mas que ainda funciona, de limitar o acesso por meio de convites. Com isso e mais alguns vídeos, a empresa conseguiu fomentar a curiosidade em nossos corações cibernéticos para descobrir como é essa nova(?) rede social.

Mais ou menos? Vamos descobrir agora:

A função que mais me chamou atenção, foi a possibilidade de fazer uma vídeo conferência com várias pessoas ao mesmo tempo, tenho a intenção de fazer isso com meus amigos apenas para nos divertir, mas acredito que essa ferramenta pode ser usada até comercialmente. Hoje fiquei sabendo que o Facebook vai lançar algo nesse sentido, mas a google disponibilizou primeiro, então ponto pra ele.

Quem já teve Orkut sabe como o sistema de pesquisa era confuso e geralmente não dava em nada. Mas dessa vez, os meninos do vale do silício acertaram em cheio, acredito que a pesquisa esteja ligada ao banco de dados da busca do Google, o que faz a pesquisa ser bem mais fiel. Positivo

Algo que me chamou atenção foi organizar os contatos em Círculos (circles), o que facilita na hora de compartilhar informações, digamos assim, mais pessoais. Alguns reclamam que se você compartilha algo com alguém, essa pessoa pode compartilhar a informação com quem quiser, o que acaba esbarrando no controle de privacidade, é uma falha, mas acredito que o Google irá arrumar futuramente. Então, fica como ponto neutro.

No que se tange ao layout, o Google manteve aquela sua estrutura de poucos elementos visuais e cores da sua logo, aquele resultado “clean” de sempre. Era o que todos esperavam, mas a meu ver me pareceu falta de coragem de ousar e apresentar algo diferente, mesmo que acabasse sendo não usável. Ponto Negativo.

Em plena era da customização, você obrigar os seus usuários a deixar a foto do perfil quadrada, para mim é um tiro no pé. Sei que isso ajuda na hora de organizar informações para eles, mas se até o concorrente já tinha achado uma solução eficaz à muito tempo a traz, foi um descuido do Google. Negativo neles!

Resultado final? 2×2
Para mim, o plus não é Mais nem Menos. É neutro.
Mas ao contrário das outras concorrentes que já apareceram para brigar por um espaço com o Facebook, essa com certeza é a que tem mais chances. Pelo menos até outro adolescente espinhento largar a faculdade e criar algo melhor.

A vida tem dessas coisas.

Beijo do Gordo

———Update

Segue a baixo  várias dicas de utilização, vale a pena dar uma olhada!

Dicas de utilização Google+ Plus em Portugues

Dicas de utilização Google+

Anúncios

Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: