SEXO e ALONGAMENTO!

A maioria de nós sofrerá algum tipo de desordem na nossa saúde por conta do nosso dia a dia. Isso muitas vezes porque nosso pensamento está sempre muito imediatista e raríssimas vezes paramos e projetamos um pouco do que viveremos daqui a 10, 15 ou 20 anos.

Alongamentos, exercícios

Imagem do artigo "Alongamentos" ABC DA SAÚDE"

Por isso, aqui no blog, queria abrir um espaço para responder a dúvidas, dar dicas e trazer tudo que há disponível a respeito de nossa saúde. Nos colocar a pensar sobre questões tão simples e ao mesmo tempo (a longo prazo) tão norteadoras.

Você faz alongamentos pela manhã? E pela noite?

Depois de um dia inteiro de trabalho, pesado ou não, várias partes do nosso corpo estão doloridas. As vezes parece que só deitar na cama e amanhecer já resolve boa parte das dores, porém, na verdade só tende a “arquivar” a dor. O que significa que a “sensação de melhora” é momentânea e a lesão provocada num dia em que o esforço físico foi intenso ou repetitivo pode se acumular e acarretar novas lesões. O músculo constamente tensionado de forma errada, “acostuma” o comportamento do movimento do seu corpo, é como se todo dia déssemos um chute em portão, dia após dia, o portão mesmo que não se entorte nos primeiros dias, irá mostrando ao longo do tempo as deformações.  

Mesmo se você é um atleta, e ficar exigindo trabalho dos seus músculos, saiba que ao tensioná-los, as fibras tendem a encurtar, e por isso, o alongamento tanto para sedentários como para praticantes de qualquer atividade física, inclusive sexo, precisam alongar.

Uma boa dica que venho aplicando há alguns anos, é o alongamento antes do sexo. Depois de uma “noite” assim toda especial rsrs, senti câimbras fortes durante o ato mesmo. A minha vergonha era tanta que fingi até onde deu, mas aí veio o momento onde não deu mais, tive que ser sincero e dizer: “Preciso de um tempinho”. A minha sorte era que ela era espirituosa e se divertiu com a história, até me ajudou alongar rsrs.

Desde então, venho aplicando alongamentos pela manhã (toda manhã) e sempre que possível a noite também, e ainda mais quando ocorrerão situações assim mais íntimas, eu sempre dou um jeitinho de alongar as pernas, braços e costas. Os resultados são promissores e deram um increase na prazerosa atividade! 

Procure orientação de um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico ou médico para te auxiliar. Não caia em dicas quaisquer de internet, por isso mesmo, nem me atrevo a coloca-las aqui, apenas deixo a recomendação e um link útil. Além disso, uso deste post para deixar aqui meu empenho em sempre trazer assuntos relacionados a nossa saúde do nosso dia a dia.

Como alongar?  

Antes de mais nada, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.

Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga – contrai – alonga. De uma forma geral, sempre devem ser preferidos os alongamentos estáticos, em detrimento dos dinâmicos, que são o resultado de movimentos amplos e bruscos dos músculos. Ao contrário dos alongamentos estáticos, os dinâmicos, ou também chamados de alongamentos balísticos, propiciam o desenvolvimento de lesões musculares.”

Saúde!

Abraço. 

Anúncios

Sobre Bruno Oliveira

Aspirante ao curso de Medicina Ver todos os artigos de Bruno Oliveira

2 respostas para “SEXO e ALONGAMENTO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: