Adeus Harry Potter! Ou não.

Thank You Obrigado Adeus Good Bye Harry Potter nao pense

Faço parte da geração que cresceu lendo os livros do Harry Potter. Lembro que minha mãe passou anos da minha vida tentando me fazer pegar gosto pela leitura, muitas estratégias e abordagens (ela é uma guerreira que não desisti nunca) o problema é que quanto mais se fazia, mas eu fugia disso. Mas bastou eu ler A Pedra Filosofal que tudo mudou. Hoje tenho livros de mais e tempo de menos, mas leio com muito gosto.

Doze anos depois, mais especificamente essa semana, fui assistir o último filme, do último livro de Harry Potter. Sai do cinema com um turbilhão de sentimentos dentro de mim e acredito que não fui o único.

Atenção, daqui pra baixo será uma Zona de Spoilers, então se você não viu o filme e não quer saber o que aconteceu, pare de ler agora!

———————-

Eu particularmente gostei muito dos 2 filmes do último livro, de um modo geral eles foram bem fiéis a história verdadeira (coisa que não aconteceu na maioria dos filmes anteriores). Mas claro, que como em qualquer adaptação, existem alguns pontos que não me agradaram.

  • A cena da fuga com o Dragão, por exemplo, para mim foi muito fácil, como se subir em um dragão que nunca teve contato com ninguém e desprende-lo de correntes enquanto você é atacado por zilhões de magias, fosse brincadeira de criança!  No livro a cena tem várias páginas e você percebe o quanto essa manobra foi difícil.
  • A cena do beijo entre a Hermione e o Rony (finalmente \o/) também foi mudada de cenário. Sim, eu sei que foi para dar um momento especial e único com foco só no casal, mas eu ainda preferia (e estava esperando) exatamente como aconteceu no livro.
  •  No final, quando Harry desperta no colo de Hagrid pronto para encarar Voldermort pela ultima vez, também me pareceu meio tosca, principalmente aquele movimento de virar,  cair no chão e fugir, dava tempo mais que o suficiente para um contra ataque, nem que fosse com um tiro rs

Enfim, são pequenas coisas que me desagradaram, mas que não foi forte o suficiente para estragar o filme, mesmo por que eles acertaram em cheio e na proporção certa para explicar a história de Snape. Para mim essas foram sem dúvida, as cenas mais emocionantes de todo o filme.

Minha relação com o Snape sempre foi de amor e ódio, as vezes desconfiava que ele era bom, mas como a maioria, o crucifiquei quando matou Dumbledore. Por isso quando li o ultimo livro e descobri qual era sua verdadeira missão, me surpreendi e me emocionei muito! No filme eles conseguiram captar todo esse drama, sem ficar pedante ou pouco crível. Você realmente acredita no que ele sentiu e o que levou a fazer tudo que fez.

Agora que o último filme estreou, as pessoas vêm me perguntar se eu acho que a série acabou de vez. Será?

jk-rowling-anuncio - harry potter - nao pense - Adeus - Filme

Com certeza não. Basta ver outros exemplos de sucessos mundiais do entretenimento. O primeiro filme do Star Wars foi lançado em 1977 e até hoje George Lucas consegue movimentar dinheiro com parques temáticos, brinquedos, animações, jogos e etc. Com a franquia Harry Potter não será diferente.

A própria J. K. Rowling deu uma dica nessa declaração acima!

Por mim, e para a maioria dos fãns, não tem problema. Por tanto que se explore a série do jeito certo para que não fique desgastada e eu acredito que eles sabem disso.

O próprio site Pottermore (que será lançado completamente em Outubro) é um bom exemplo de que ainda há muito a ser explorado de todo esse mundo mágico, e pela proposta do mesmo, será feito do jeito certo.

E convenhamos, um pouco de magia na vida é o que todos precisamos.

Beijo do Gordo

Severo Snape Harry Potter Rony Wasley Good Bye Adeus Nao Pense


Sobre André Nery

André Nery, formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Unaerp de Ribeirão Preto em 2009. A experiência que adquiri até o momento foi como Design, que embora aprecie muito, tenho afinidade, interesse e disponibilidade para atuar nas demais áreas da Publicidade. Ver todos os artigos de André Nery

Deixe um comentário

